
MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM CABINE PRIMÁRIA
Cabine primária é uma entrada de energia elétrica ligada ao sistema de distribuição em média tensão.
Esse é um recurso utilizado em indústrias, condomínios, empresas, comércios e todo tipo de empreendimento que exija uma demanda de energia maior do que a disponibilizada pela concessionária de energia.
Geralmente, são estabelecimentos que têm uma demanda de carga instalada superior a 75 KW.
Por se tratar de instalações elétricas em média tensão, as cabines primárias ou subestações de energia exigem alguns cuidados.
Na realidade, proteger essas instalações é uma obrigatoriedade imposta pelas normas regulamentadoras para qualquer atividade. Também há normas da ABNT especialmente elaboradas para a construção e manutenção dessas cabines.
Isso porque, sem as manutenções adequadas, o estabelecimento corre sérios riscos de acidentes, quedas de energia e paradas de produção não programadas.

MANUTENÇÃO DE SUBSTENÇÃO ABRIGADA
Antes de tudo, devido ao alto grau de risco que envolve os trabalhos em subestação, a manutenção de subestação abrigada envolve uma série de procedimentos operacionais que devem ser seguidos para evitar acidentes com as pessoas envolvidas nesse trabalho.
Desta forma, os profissionais envolvidos no trabalho de manutenção de subestação devem ser qualificados e autorizados para o serviço. Bem como, dispor de todos os equipamentos de proteção individual e coletivo durante todo tempo que estiverem envolvidos na manutenção.
Do mesmo modo, os profissionais que estarão envolvidos devem receber treinamento prévio sobre os procedimentos operacionais que serão executados durante a manutenção. Além de todo treinamento de segurança do trabalho conforme determinação da Norma Regulamentadora NR10 do Ministério do Trabalho e Emprego.
PROCEDIMENTOS EM MANUTENÇÃO DE SUBSTENÇÃO OBRIGADA
Para manutenção de subestação abrigada é preciso ter um diagnóstico preciso das condições operacionais de seus equipamentos, ainda mais, se tratando do nível da importância que as subestações possuem para as unidades consumidoras. Considerando isso, os ensaios elétricos são imprescindíveis para se identificar anomalias antes que elas possam deixar os equipamentos indisponíveis e com isso causar paradas não programadas com comprometimento da produção de uma fábrica, por exemplo.
Assim, listamos alguns dos instrumentos de medição que utilizamos nas nossas manutenções preventivas.
-
Megômetro – instrumento utilizado para medir a resistência ôhmica de isolamento, é através dele que identificamos falhas de isolamento entre partes energizadas e as carcaças dos equipamentos;
-
Microhmímetro – instrumento utilizado para medir a resistência ôhmica das bobinas de transformadores de potência, transformadores de corrente, transformadores de potencial e resistência de contato dos polos dos disjuntores;
-
TTR – instrumento utilizados para medir a relação de transformação de transformadores de potência, transformadores de corrente e transformadores de potencial;
-
Terrômetro – instrumento utilizado para medição de resistência ôhmica da malha de aterramento;
-
Câmera termográfica – Instrumento utilizado para se determinar anomalias térmica nos equipamentos da subestação;

PORQUE REALIZAR ESTE SERVIÇO COM A ELETROMONTEIRO ENGENHARIA ELÉTRICA
Somos uma empresa especializada na manutenção de subestação abrigada, e possuímos um quadro técnico altamente qualificado, treinado e habilitado para realizar este tipo de serviço.
Além disso, temos a nossa disposição todos equipamentos e instrumentos necessários para a realização dos principais ensaios elétricos exigidos por normas devidamente calibrados por laboratórios referência no mercado.
Portanto, a ELETROMONTEIRO ENGENHARIA se destaca cada vez mais entre as empresas de engenharia que atuam nesse segmento de mercado.
Contate-nos para um orçamento.
SERVIÇOS REALIZADOS


























































































